Notícias

Galpão das Artes Urbanas

O Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino é um projeto pioneiro no Brasil, criado por iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana COMLURB, em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas. Ele retrata o ciclo de reaproveitamento dos resíduos urbanos transformados em obras de arte.

Inaugurado em 1º de julho de 2002, é um espaço destinado a incentivar artistas, profissionais e cidadãos envolvidos na prática da reciclagem de materiais, com o objetivo de reduzir, através da arte, a enorme quantidade de resíduos urbanos produzidos a todo instante. Trata-se de projeto ecológico, cultural e social, destinado a mostrar a importância da preservação do meio ambiente.

O nome do galpão é uma homenagem ao artista plástico e arquiteto Helio Guimarães Pellegrino, um visionário na arte da reciclagem no Brasil. O Galpão está localizado de baixo do viaduto da PUC e nele acontecem exposições, workshops e uma vasta programação de eventos destinados à conscientização na reutilização dos materiais que normalmente são jogados fora.